Internet em Sala de Aula
A introdução de computadores e da Internet em sala de aula, possibilitam a realização de diversas atividades pedagógicas:como pesquisas on-line,visitas virtuais a museus,e outros lugares,viagens virtuais através do tempo, simulação de experimentos,produção e co-produção de textos imagens,sons e muitas outras.
A web permite, também,que os alunos "navegam" entre diferentes áreas do conhecimento e de disciplinas.Eles podem "pular" de um site de artes para outro de história,etc:
Alguns subsídios são necessário para introduzirmos para esses recursos em sala de aula. Para começar,temos de acabar com o medo de lidar com computadores.Eles são apenas equipamentos.Devemos "descobrir"suas funções e potencialidades,e para isso,é só: mexer,ligar, desligar,apertar as teclas, se conectar e navegar.
A web permite, também,que os alunos "navegam" entre diferentes áreas do conhecimento e de disciplinas.Eles podem "pular" de um site de artes para outro de história,etc:
Alguns subsídios são necessário para introduzirmos para esses recursos em sala de aula. Para começar,temos de acabar com o medo de lidar com computadores.Eles são apenas equipamentos.Devemos "descobrir"suas funções e potencialidades,e para isso,é só: mexer,ligar, desligar,apertar as teclas, se conectar e navegar.
Ao utilizarmos o computador e a internet em sala de aula,devemos traçar previamente estratégias para não haver dispersão de trabalho.Comesse tipo de instrumento, é possível estimular a autonomia dos estudantes e o trabalho colaborareis.É importante que o professor acompanhe todo o desenvolver da atividade e também que realize uma avaliação constante de todo o processo.
Precisamos preparar nossas crianças para viver numa sociedade "banhada" pela mídia.Cabe a escola problematizar toda a informação e formação veiculada pela mídia, cabe ainda a escola desenvolver a atitude crítica de nossas crianças.O professor assumirá o papel de orientador de processos de reflexão a respeito do que acontece com a nossa vida em sociedade criando ambientes de aprendizagem envolventes que propiciem a criatividade e a livre expressão da criança.Outro papel a destacar, é o de que a ferramenta que propicia a comunicação entre interlocutoras, possibilitando a troca de experiências e a construção coletiva de soluções.
Precisamos preparar nossas crianças para viver numa sociedade "banhada" pela mídia.Cabe a escola problematizar toda a informação e formação veiculada pela mídia, cabe ainda a escola desenvolver a atitude crítica de nossas crianças.O professor assumirá o papel de orientador de processos de reflexão a respeito do que acontece com a nossa vida em sociedade criando ambientes de aprendizagem envolventes que propiciem a criatividade e a livre expressão da criança.Outro papel a destacar, é o de que a ferramenta que propicia a comunicação entre interlocutoras, possibilitando a troca de experiências e a construção coletiva de soluções.
Nenhum comentário:
Postar um comentário